terça-feira, 17 de abril de 2007

quarta-feira, 11 de abril de 2007

Estabelecendo relações entre os conceitos chaves

mapa 1
Estabelecemos as relações entre as palavra chaves através de frases porque não conseguimos instalar o programa dos mapas nos nossos computadores.

O massacre do Carandiru causou muitas mortes.
O uso de drogas dentro do Carandiru provocou muitas conseqüências. Ex: torturas, quadrilhas e rebeliões, violência sexual, vírus...
O esquema das quadrilhas era feito através de sinais.Os presos se comunicavam entre si.

História do massacre no Carandiru


segundo uma entrevista na folha online:
Massacre do Carandiru, que deixou 111 mortos, completa 10 anos
LÍVIA MARRAMILENA BUOSIda Folha Online.
Tudo começou com uma briga de presos no Pavilhão 9 e deveria terminar como mais um tumulto da Casa de Detenção, no complexo do Carandiru, zona norte de São Paulo. No entanto, uma intervenção policial resultou em 111 mortes. O episódio que ficou conhecido como Massacre do Carandiru completa dez anos nesta quarta-feira.O pavilhão está vazio, assim como toda a Casa de Detenção, que foi desativada dia 15 de setembro. Um parque público, com centros de cultura, lazer e de formação profissional, vai ocupar o espaço da antiga penitenciária.As lembranças ficaram nas paredes das celas, na memória dos sobreviventes e dos familiares dos mortos. Alguns presos se misturaram aos cadáveres para fingir que estavam mortos e tentar sobreviver.A chacina teve repercussão internacional por causa da violência, pela quantidade de mortos e pela forma de atuação da polícia.O coronel da reserva Ubiratan Guimarães, que comandou a invasão da Polícia Militar na Casa de Detenção, foi condenado, em junho de 2001, a 632 anos de prisão pela morte de 102 dos mortos e cinco tentativas de homicídio. Por ser réu primário, recorre da sentença em liberdade. Na ocasião do julgamento, a Promotoria afirmou que, no dia do massacre, ocorreram nove mortes provocadas por "armas brancas", com facas ou estiletes, provocando dúvida sobre a autoria dos crimes. As mortes por armas brancas podem ter sido provocadas durante briga entre os próprios presos.Um ato ecumênico será realizado nesta quarta-feira na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, centro de São Paulo, para lembrar o massacre.Tumulto e intervençãoO tumulto na Casa de Detenção, há dez anos, teve início envolvendo dois presos no segundo andar do Pavilhão 9. Agentes penitenciários levaram os feridos para a enfermaria, no pavilhão 4, e trancam a grade de acesso ao segundo andar.

terça-feira, 10 de abril de 2007

diversidade de informaçao

Na pesquisa pela internete sobre carandiru diz que que morreram 492 pessoas no site agenciacartamaior .uol.com .br
PELO FILME DIZ QUE NO CARANDIRU MORERAM 111 PESSOAS PELO SITE WWW.CINEWEB.COM.BR

Historias do Carandiru

PALAVRAS CHAVES DO NOSSO PROJETO
CARANDIRU
MORTE, DROGAS, TRÁFICO, TORTURAS, QUADRILHAS E REBELIÕES, VIRUS,VIOLÊNÇIA SEXUAL, HOMOSEXUAIS, A DEMOLIÇÃO DOS PAVILHÕES, COMUNICAÇÕES ATRAVÉS DE SINAIS.